
Presidente do Congresso

Marco Rodrigues
Terapeuta Ocupacional
Licenciado em Terapia Ocupacional - Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA);
Mestre em Integração Sensorial - ESSA;
Pós Graduado em Reeducação do Membro Superior e Mão - Escola Superior de Saúde Egas Moniz;
Doutorando em Ciência da Reabilitação - Universidade de Aveiro;
Vice Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (2025-2028);
Membro aprovado do Occupational Therapy Europe Register of Experts (grupo promovido pelo Council of Occupational Therapists for European Countries - COTEC) nas áreas de crianças e adolescentes, neurologia e reabilitação;
Subdelegado de Portugal na World Federation of Occupational Therapists (WFOT) desde 2017;
Entre outros, conta com experiência profissional durante mais de 13 anos em contexto hospitalar, com abordagens essencialmente focadas na reabilitação de utentes com condições neurológicas e músculo-esqueléticas, de todas as faixas etárias;
Atualmente exerce funções como Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria.
Comissão Científica

Cláudia Quaresma - Presidente
Terapeuta Ocupacional
Claúdia Quaresma, é Terapeuta Ocupacional, tem o doutoramento Engenharia Biomédica e é Professora Auxiliar NOVA School of Science and Technology - NOVA FCT e é membro efectivo do Centro de Investigação LIBPhys. Atualmente, é membro do Conselho Científico da FCT NOVA, do Conselho de Avaliação e Qualidade do IPBeja como membro externo e do Conselho Científico da Escola Superior de Saúde do Alcoitão como membro convidada. É, igualmente, coordenadora do 3D Printing Center for Health. É autor de artigos científicos e capítulos de livros, é titular de patentes. Nos últimos 5 anos coordenou cerca de 40 projetos em parceria com hospitais e empresas e tem 13 prémios científicos, pedagógicos e de inovação. As suas áreas científicas de investigação estão relacionadas com a biomecânica e o desenvolvimento de novas tecnologias com especial enfoque na reabilitação.
_edited.jpg)
Ana Isabel Ferreira
Terapeuta Ocupacional
Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Beja. É licenciada em Terapia Ocupacional e Mestre em Neuropsicologia. Atualmente, encontra-se a concluir o doutoramento em Engenharia Biomédica, cuja tese se centra no estudo do desenvolvimento visual e motor em bebés nascidos pré-termo.
Na prática clínica, conta com 15 anos de experiência em reabilitação pediátrica e em intervenção de terapia ocupacional no meio aquático. No âmbito do ensino, a sua principal experiência envolve as áreas de neuroanatomia, avaliação e intervenção em terapia ocupacional pediátrica e intervenção terapêutica em contexto aquático.
Os seus principais interesses de investigação incluem a avaliação pediátrica através de escalas tradicionais “papel e lápis”, combinadas com dados de biossinais (nomeadamente PEV e EDA).
É membro associado do Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física das Radiações do Departamento de Física da NOVA Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. É também membro da Comissão de Ética da Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais e do Grupo de Interesse em Intervenção de Terapia Ocupacional em Meio Aquático.

Ana Paula Martins
Terapeuta Ocupacional
Terapeuta Ocupacional - Escola Superior de Saúde do Alcoitão;
Pós-Graduada em Neuropsicologia;
Mestre em Gestão dos Serviços de Saúde;
Doutoranda em Psicologia;
Especialista em Terapia e Reabilitação – Terapia Ocupacional;
Prof.ª Adjunta Convidada do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional (Departamento de Saúde) do Instituto Politécnico de Beja;
Docente da Escola Superior de Saúde Egas Moniz;
Membro do Conselho Técnico Científico da Escola Superior de Saúde Egas Moniz:
Coordenadora do Departamento de Terapia Ocupacional no Serviço de Medicina Fìsica e de Reabilitação do Hospital Garcia de Orta.

Mafalda Correia
Terapeuta Ocupacional
Terapeuta Ocupacional desde 2002, com especialização em Terapia Familiar e vasta prática na saúde mental infantojuvenil. A integração sensorial e suas especificidades, é também uma área à qual se dedicou a fazer formação complementar. Atualmente, coordena o serviço de TO e é responsável pela organização interna do Hospital de Dia no DPSM do HBA. Integra projetos de articulação comunitária e é formadora, supervisora e autora em áreas clínicas especializadas.

Cristina Vieira da Silva
Terapeuta Ocupacional
Terapeuta ocupacional, licenciada em psicologia clínica, mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica e com o título de Especialista em Terapia e Reabilitação –Terapia Ocupacional. Desempenhou funções de Terapeuta Ocupacional (de 1988 a 2000) no Serviço de Reabilitação do Hospital Júlio de Matos, na Associação Comunitária de Saúde Mental de Loures Ocidental, e no Serviço de Reabilitação do Hospital Miguel Bombarda. Desde 2000 é docente, a tempo integral, na Escola Superior de Saúde do Alcoitão, responsável por unidades curriculares na área do desenvolvimento pessoal, da abordagem à pessoa em idade adulta e estágios. Membro do Conselho Técnico Científico da ESSAlcoitão entre 2005 e 2024. Membro da equipa coordenadora da Pós-Graduação em Desenvolvimento Pessoal e Profissional na Área das Demências da ESSAlcoitão. Representante da atividade de extensão à comunidade na Comissão Permanente de Avaliação e Qualidade da ESSAlcoitão. Membro do Núcleo Académico de Terapia Ocupacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia. Fez parte da equipa de docentes que lecionou em Maputo, no Instituto de Ciências de Saúde (ISCISA) contribuindo para a formação dos primeiros terapeutas ocupacionais no país e para o desenho do plano curricular, no âmbito do protocolo SCML/ESSAlcoitão/ISCISA. Orientação de trabalhos de licenciatura e dissertações de mestrado de estudantes da ESSAlcoitão e de outras Instituições de ensino superior. Participação em eventos científicos como oradora, publicações científicas, atividade como formadora.

Joana Gomes
Terapeuta Ocupacional
Licenciatura em Terapia Ocupacional em 2013, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico do Porto, atual Escola Superior de Saúde;
Mestranda em Gestão das Organizações do 3º setor, na Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Politécnico do Porto;
Trabalha na Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário São João, estando atualmente na Unidade Residencial Elysio de Moura para jovens com perturbações do comportamento alimentar e perturbações borderline da personalidade e na Unidade Sócio- Ocupacional UADI para reabilitação psicossocial de pessoas com doença mental grave.

Berta Moraga
Terapeuta Ocupacional
Diplomada en Terapeuta Ocupacional por la Universidad de Castilla la Mancha (Talavera de la Reina). Actualmente, profesora asociada de la UCLM, imparto docencia en el grado de Terapia Ocupacional en la Universidad Francisco de Vitoria (Madrid) y desarrollo mi practica clínica como Terapeuta Ocupacional en el Servicio de Salud de Castilla la Mancha (SESCAM).
Integra a Comissão Cientifica do III Congresso Ibérico de Terapia Ocupacional.

Montserrant Vazquez
Terapeuta Ocupacional
Graduada en Terapia Ocupacional por la Universidad de La Coruña y doctora por la Universidad Rey Juan Carlos en el programa de patología neurológica. Actualmente profesora titular de la Universidad de Burgos, impartiendo docencia tanto el grado de Terapia Ocupacional, como en másteres relacionados. Coordinadora del grupo de investigación Tecnología y Terapia Ocupacional de la UBU.
Integra a Comissão Cientifica do III Congresso Ibérico de Terapia Ocupacional.
Comissão Organizadora e Secretariado

Joana Pinto - Presidente
Terapeuta Ocupacional
Licenciada em Terapia Ocupacional - Escola Superior de Saúde do Alcoitão;
Formação na Área da Geriatria e Demências;
Secretaria da Direção da Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (2013-2016);
Tesoureira da Direção da Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (2017-Presente);
Atualmente a exercer funções na Unidade de Diagnóstico e Intervenção do Serviço de Psiquiatria Geriátrica da ULS São José;
Professora Adjunta Convidada no Curso de Terapia Ocupacional do Instituto Politécnico de Beja.

Cátia Jesus
Terapeuta Ocupacional
Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão;
Mestre em Integração Sensorial pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão
Curso de Halliwick e Bad Ragaz Ring Method- Vales Klinik Study Centre
Secretária da Direção da Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (2025 - Presente);
A desempenhar funções na ULS Santa Maria.

Joana Videira
Terapeuta Ocupacional
Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde de Leiria;
Curso de Especialização em Cuidados Paliativos;
Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (2021-2024);
Secretária da Direção da Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (2025 - Presente);
Exerce funções na Santa Casa da Misericórdia de Arganil.

Nilzo Fialho
Terapeuta Ocupacional
Licenciado em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão;
Mestre em Gestão pela Universidade Aberta;
Pós-graduação em Administração Pública- Gestão Pública pela Universidade do Minho;
Pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade dos Açores;
Vogal do Conselho Deontológico e de Disciplina da APTO;
Exerce funções no Instituto de Segurança Social dos Açores, IPRA.

Beatriz Santos
Terapeuta Ocupacional
Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Atualmente, desenvolve a sua atividade profissional na área da saúde mental, com especial enfoque na Psiquiatria da Infância e da Adolescência.

Lucas Moreira
Terapeuta Ocupacional
Licenciado em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde de Leiria. Tem desenvolvido trabalho na área da reabilitação física, com enfoque na integração de impressão 3D e inteligência artificial em contextos terapêuticos. Foca também no desenvolvimento de dispositivos de intervenção personalizados, nomeadamente produtos de apoio criados através de impressão 3D, promovendo soluções acessíveis, adaptadas e centradas na pessoa.
_JPG_edited.jpg)
Tânia Nunes
Terapeuta Ocupacional
Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto;
Mestre em Educação Especial: Multideficiências e Problemas de Cognição pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto;
Experiência profissional em contexto de clínica privada e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão. Docência em Escolas Superiores de Saúde e no Instituto CRIAP. Atualmente, exerce funções como terapeuta ocupacional na Associação do Porto de Paralisia Cerebral.